ECONOMIA CIRCULAR
E se os produtos de hoje se transformassem nos recursos de amanhã?
A Economia Circular é um conceito baseado na forma inteligente de agir da natureza, na qual os resíduos tornam-se insumos para a produção de novos produtos. Representa uma mudança sistêmica, muito mais resistente a longo prazo, que gera oportunidades econômicas e acarreta benefícios ambientais e sociais. Seus princípios consistem em: eliminar resíduos, manter produtos e materiais em ciclos de uso e regenerar sistemas naturais, ou seja, nada mais é descartado de forma definitiva.
A ideia do conceito, é adotar mudanças nos processos de produção, conciliando o crescimento econômico, a sustentabilidade e o bem-estar.Isso significa que um material plástico, por exemplo, ao invés de ser descartado, pode ser reciclado e transformado em novos produtos e voltar para a mesma loja de onde saiu.
Qual A Importância Da Economia Circular Para O Planeta?
Já observamos, nas últimas décadas, que é possível levar espécies da flora e da fauna à extinção.Um raciocínio semelhante é válido para os recursos naturais que forem apenas explorados, sem qualquer reposição ou cuidado.
Um exemplo clássico é o de um solo utilizado para o plantio de uma única cultura, sem ter seus nutrientes repostos ou períodos de descanso.Em alguns anos, ele se torna infértil para qualquer tipo de plantação.
Na Economia Circular, os produtos e seus componentes são projetados para a desmontagem, reuso, reciclagem e compostagem. Desta forma, os impactos humanos negativos na natureza são reduzidos.Essa lógica reconhece que é possível que a humanidade leve uma vida digna e confortável, com acesso a inovações tecnológicas, sem destruir o meio ambiente ou esgotar seus recursos.
Outro ponto de atenção é a diminuição dos resíduos lançados na natureza, que causam a destruição do habitat de animais, contaminam solo, atmosfera e oceanos, comprometendo a qualidade de vida de todas as espécies.
Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial já alertavam para uma produção média de 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), que deverá chegar a 2,2 bilhões de toneladas em 2024.Mantendo esse ritmo, em 2050 haverá 9 bilhões de pessoas na Terra, gerando 4 bilhões de toneladas de lixo urbano todo ano.Esses poluentes acabam provocando efeitos negativos à saúde dos próprios seres humanos, uma vez que retornam ao solo, são absorvidos por plantas e animais que servem de alimento para as pessoas.
A economia circular tem o potencial de reverter esses e outros danos ambientais, como a poluição dos rios e do solo, o aquecimento global e a derrubada de florestas.Isso porque ela apresenta uma série de vantagens para toda a cadeia produtiva dos bens de consumo, um dos motivos pelos quais o conceito tem se tornado popular em todo o mundo.
É o desenvolvimento sustentável em ação e dando bons resultados para o planeta!
Agir Local Pensar Global
Comentarios