ESG
Você já ouviu falar em ESG e como essa agenda tem sido cada vez mais relevante na pauta da sociedade, dos conselhos de administração das empresas, na transformação dos negócios e vem influenciando as tomadas de decisões de investidores por todo o mundo?
O acrônimo ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance, embora não represente um tema necessariamente novo no mercado, vem despontando como grande tendência e tem sido uma importante e necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea, relacionados em especial à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. É uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores.
A sigla ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2005 intitulado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre), resultado de uma iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas.Na época, 20 instituições financeiras de 9 países diferentes – incluindo do Brasil – se reuniram para desenvolver diretrizes e recomendações sobre como incluir questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos, serviços de corretagem de títulos e pesquisas relacionadas ao tema.
Cada letra tem um significado:
E (environmental, em inglês, ou ambiental, em português) se refere às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio-ambiente e sua atuação sobre temas como:
Aquecimento global e emissão de carbono;
Poluição do ar e da água;
Biodiversidade;
Desmatamento;
Eficiência energética;
Gestão de resíduos;
Escassez de água.
S (social, em inglês e português) diz respeito à relação de uma empresa com as pessoas que fazem parte do seu universo. Por exemplo:
Satisfação dos clientes;
Proteção de dados e privacidade;
Diversidade da equipe;
Engajamento dos funcionários;
Relacionamento com a comunidade;
Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas
G (governance, em inglês, ou governança, em português)Por fim, a letra G se refere à administração de uma empresa. Por exemplo:
Composição do Conselho;
Estrutura do comitê de auditoria;
Conduta corporativa;
Remuneração dos executivos;
Relação com entidades do governo e políticos;
Existência de um canal de denúncias.
Vamos Agir Local para Pensar Global?
Comments